Você já ouviu falar sobre o método 50-30-20? Conforme explica a economista Claudia Martinez, esse é um tipo de técnica utilizada para organizar as finanças de uma pessoa. Dessa forma, o principal objetivo será o de auxiliar na hora de distribuir o dinheiro para os gastos, investimentos e reserva de emergência. Ficou curioso sobre o assunto? Então, acompanhe este artigo até o final!
O sonho de muitas pessoas é o de ter uma vida financeira equilibrada, não é mesmo? Poder conquistar um imóvel, carro, faculdade ou viagem, entra na lista dos muitos objetivos e desejos. Entretanto, para conseguir alcançar essas metas é preciso lidar com as finanças de forma estratégica e consciente. Nesse sentido, para auxiliar com esse propósito surge o método 50-30-20, um organizador financeiro.
O que é o método 50-30-20?
Está perdido sobre o que significa o método 50-30-20? Saiba que essa é uma técnica criada para ajudar as pessoas a dividirem sua renda mensal. Desse modo, o dinheiro será dividido em três grupos: 50%, 30% e 20%, em que cada um, será destinado para um propósito específico. A empresária, Claudia Angelica Martinez, comenta que essa é uma forma de separar a receita estrategicamente.
Como funciona?
Mas como o método 50-30-20 irá funcionar? Ao receber seu salário, uma pessoa deve dividi-lo nas três partes citadas, sendo que cada uma, será destinada a estes três grupos: despesas fixas — que são essenciais, como aluguel e alimentação; despesas variáveis — que são consideradas supérfluas; reserva de emergência — dinheiro destinado a situações inesperadas. Assim sendo, isso irá funcionar da seguinte forma:
50%
A porcentagem de 50% será destinada a todas as despesas fixas. Para ajudar neste momento, é interessante criar uma lista com todos os gastos que você considera essenciais. Geralmente, o que entra neste grupo são aluguéis, contas de energia e água, compras no supermercados, gás, entre outros. Para a economista brasileira, Claudia Martinez, essa é uma maneira de manter as contas em dia.
30%
Passando para a porcentagem de 30%, saiba que ela será direcionada para as despesas variáveis. Mas o que é isso? Quando se trata desse tipo de gasto, está se referindo as coisas mais supérfluas, que apesar de não serem essenciais, são importantes para uma pessoa. Sendo assim, lazer, streamings e visitas aos salões de beleza, entram como alguns dos exemplos.
20%
Por fim, a última porcentagem será a de 20%, que deve ser utilizada para a reserva de emergência ou outros tipos de investimentos. Essa parte do método será fundamental para que você esteja preparado para futuros imprevistos. A empresária, Claudia Angelica Martinez, vislumbra que existem algumas modalidades para investir com esse propósito.
Se interessou por este método? Então, não deixe de aplicá-lo hoje mesmo!