Gravidez de risco: cuidados necessários em casos onde a gravidez pode ser interrompida

Stepanov Zotov
Stepanov Zotov
4 Min Read
Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior

A gravidez pode ser um período mágico para muitas mulheres. No entanto, segundo o diretor da Clínica Médica Dr. Orcione Júnior, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, os casos de gravidez de alto risco são diversos, e para que a mulher possa ter uma gestação sem maiores complicações, é imprescindível que sejam tomados certos cuidados importantes para a sua saúde e do bebê sendo gestado.

Outro ponto muito interessante é que a gradidez de risco, além de ser diagnosticada com frequência e todos os dias nos hospitais e clínicas médicas, elas podem acontecer em decorrência de motivos diferentes. Se você está interessado e gostaria de saber mais sobre o assunto, continue lendo o artigo a seguir!

Gravidez de risco: o que é 

Você, com certeza, já passou ou já ouviu falar de alguém que passou por uma gravidez de risco. Apesar de não parecer, casos como esse são muito comuns e são facilmente diagnosticados quando a gestante possui um acompanhamento médico adequado. De acordo com o expert em gravidez de alto risco, o D. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a gravidez de risco é definida quando há chances da gestação ser interrompida.

Além disso, esse tipo de gravidez também pode ser considerada quando a futura mamãe inicia a gestação já sendo portadora de uma doença prévia ou quando, durante a gestação, é verificado alguma chance de desenvolver alguma doença que coloque em risco a saúde da mulher e do bebê que pode atrapalhar na gestação ideal ou na hora do parto.

O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, como um expert em gravidez de risco, acredita ser muito importante que a partir do diagnóstico algumas medidas sejam tomadas pela gestante. Entre elas está a realização de consultas com maior frequência que o usual e a realização de exames que deverão ser solicitados pelo médico. Além disso, é muito importante seguir as instruções que o médico passar. Instruções essas que tem muito haver com a alimentação e os hábitos diários da gestante.

Principais sintomas  

Muitas mulheres podem ficar facilmente preocupadas com qualquer sinal diferente que o corpo dá durante a gestação. O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior acredita que é muito importante ficar tranquila e não se estressar facilmente, mas que é importante  estar atenta aos sintomas mais comuns da gravidez de risco. Se você ainda não os conhece, aqui abaixo estão listados os principais e mais comuns sintomas para ficar atenta:

  • Contrações uterinas antes do tempo;
  • Liberação de fluido amniótico antes do tempo;
  • Não sentir o bebê se mexendo por muito tempo;
  • Tonturas e desmaios;
  • Sangramento.

Por fim, o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, que é expert em gravidez de alto risco e mestre em Ciências da Saúde, acredita que manter a frequência nas consultas com o obstetra seja o ideal para prevenir e tratar os casos de gravidez de alto risco. Por isso, antes de mais nada, consulte o seu médico e siga as orientações para preservar a sua saúde e a de seu bebê.

Para saber mais, acesse:

Site:   www.clinicadrorcione.com 

Instagram: @drorcionejunior    

Whatsapp:  wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1

Share This Article
Leave a comment