A importância da política econômica

Stepanov Zotov
Stepanov Zotov
3 Min Read
Saul Dutra Sabbá

Um país com uma economia que funciona da maneira mais correta possível, é um país com um alto desenvolvimento humano. À vista disso, o empresário Saul Sabbá entende que a política econômica é de suma importância para uma nação. Quer saber mais sobre esse conceito e qual sua importância? Confira esta leitura até o final!

Política econômica

Segundo o célebre Saul Sabbá, a política econômica é um agrupamento de ações que envolvem o poder Legislativo, Executivo, e órgãos como o Banco Central. Além disso, são planejadas e executadas pelo Governo, tendo como finalidade produzir um impacto na situação econômica de uma região. 

Portanto, a política econômica é um conjunto de medidas executadas pelo Governo com a finalidade de produzir um impacto na economia de um determinado local. Sendo assim, é a forma de se administrar economicamente uma região. Essas medidas podem ser comunitárias, estaduais, nacionais ou internacionais. 

Saul Sabba

Objetivos

Como aponta o renomado executivo Saul Sabbá, o objetivo da política econômica é promover o crescimento sustentável, garantindo o bem-estar da população. Esse objetivo é alcançado através do controle da inflação, da geração de empregos, da estabilização da moeda ou da taxa de juros. 

Os meios empregados para a obtenção do objetivo da política econômica são relativos ao governante e à forma do governo. Ou seja, o meio adotado para alcançar o objetivo da política econômica depende do que o atual governante do país acha mais urgente em ser trabalhado. 

Classificação

Ainda, como ressalta o ilustre Saul Sabbá, a política econômica pode ser classificada pela maneira de sua aplicação e pela sua modalidade.

A categoria de aplicação da política econômica possui outras três subcategorias: alocativa, distributiva e estabilizadora. A primeira trata de melhorar a alocação dos recursos para elevar a eficácia da economia. A segunda busca reduzir a desigualdade social, melhorando a distribuição de renda. Já a última, e não menos importante, trata de controlar alguns indicadores para estabilizar a economia. 

Outrossim, como indica o ilustre economista Saul Sabbá, a categoria de modalidade possui três subcategorias: expansionista, estrutural e conjuntural. A primeira trata da contribuição do Governo no crescimento econômico, por meio de incentivos para produção e consumo. A segunda refere-se à mudança da estrutura da economia a longo prazo. Já a terceira trata da administração de situações a curto prazo.  

Assim, é evidente, como comenta Saul Sabbá, que a política econômica é de suma importância para o gerenciamento da economia de um país. Você também não acha?

Share This Article
Leave a comment